Bandeira do Pará: O que significa a Bandeira do estado?
Um dos principais estados da região Norte do nosso país é o Pará, que conta com uma cultura muito imponente, além de já ter feito diversas contribuições para a História e desenvolvimento do Brasil, inclusive com paraenses de grande destaque.
Para que possamos seguir conhecendo mais acerca do local e suas particularidades, neste post te falamos sobre a Bandeira do Pará, incluindo os seus detalhes e significados, olha só:
Qual é o significado da bandeira do Pará?
A Bandeira do Pará tem como cores predominantes o vermelho e o branco, sendo essas tonalidades com significados que se associam a características dos paraenses, bem como a constituição desse estado que é tão singular.
Ainda quanto a esse aspecto, vemos que o vermelho remete ao sangue do seu povo, grande símbolo de força. Já a cor branca faz referência a paz que é buscada como ideal, assim como faz menção a presença do Rio Amazonas.
Já ao centro podemos observar a presença de uma estrela azul que, por sua vez, representa a presença do próprio Pará na bandeira do Brasil, onde cada estado é simbolizado por uma estrela. Com isso, busca refletir a unidade nacional.
Origem da bandeira
A formalização da bandeira do Pará ocorreu na data de 3 de junho de 1890, mas um detalhe é que mesmo antes da Proclamação da República ela já existia, tendo sido por muitos anos utilizada pelo Clube Republicano Paraense, que representava os novos ideais nacionais de progresso e emancipação.
Ela deveria ter sido oficializada antes, porém o então governador do estado, Augusto Montenegro, entendia que o único símbolo a ser hasteado em todo território era a própria bandeira do Brasil, considerada soberana diante de todas as outras.
Desde então, a bandeira já passou por mudanças, mas de modo geral mantém grande parte do seu significado original.
Qual é o animal que representa o Pará?
Sabemos que a bandeira de um local se torna um forte símbolo sobre ele, mas você sabia que as representações também ocorrem com outros elementos? É o caso de animais que são escolhidos para retratar determinados estados.
Nesse sentido, o Pavãozinho-do-Pará, ave de bico alongado, é considerado o representante do Pará, havendo outras espécies destinadas para cada estado brasileiro.