Bandeira da Alemanha: Conheça sua História

Marcante em diversos momentos históricos e também chamando atenção por muitos de seus elementos culturais, inclusive alguns deles já difundidos para outros países, a Alemanha está hoje entre os principais países do continente europeu.

E é claro, a Bandeira da Alemanha é o principal símbolo nacional, merecendo nossa atenção para que possamos entender mais sobre os ideais do país e também aspectos que dizem respeito a sua História. Logo abaixo, siga conferindo mais detalhes sobre ela:

Símbolos da bandeira da Alemanha

Quando analisamos uma bandeira, as cores tendem a ser um dos elementos que mais chamam nossa atenção. No caso da bandeira da Alemanha de forma mais específica, é marcada por ser um modelo tricolor.

Ou seja, isso significa dizer que conta com três cores em sua formação, sendo elas o preto, vermelho e também o dourado. E claro, conforme acontece em outras bandeiras, cada um desses tons tem uma representação, sendo elas nesse caso:

  • Preto: Democracia;
  • Vermelho: União;
  • Dourado: Liberdade.

A disposição dessas cores é dada de forma horizontal e busca representar características que formam o ideal nacional, partindo do conceito de integralização entre as suas mais diversas localidades.

Fora esses aspectos, é uma bandeira que não tem símbolos além das cores, mas um detalhe interessante é que existe ainda uma bandeira federal, essa contando com um brasão em sua aparência. Contudo, não se trata do modelo mais utilizado, sobretudo internacionalmente.

Origem da bandeira da Alemanha

A inspiração para a aparência que vemos hoje na bandeira da Alemanha surgiu ainda no século XIX, pois foi baseada no uniforme que era então utilizado pelos soldados que se voluntariaram a lutar contra a França durante a Guerra da Prússia.

Assim, como homenagem a força e coragem dos mesmos que simboliza as qualidades nacionais, passou a ser utilizada no mesmo século, em 1832. Contudo, foi oficializada somente em 1990, já com alguns ajustes realizados desde o seu primeiro hasteamento.

Nesse momento de formalização, conseguiu também refletir a unificação da Alemanha, antes dividido em parte Oriental e Ocidental.