Bandeira da África do Sul

Localizada na parte Sul do continente africano, a África do Sul é um dos principais países dessa região, recebendo diversos turistas e tendo também uma expressa população, marcada sobretudo por aspectos culturais que a marcam.

E para conhecer um pouco mais sobre o local, seus ideais e representações, vamos conferir logo abaixo a Bandeira da África do Sul e as principais informações sobre ela, olha só:

Símbolos da bandeira da África do Sul

Repleta de detalhes, a própria representação nacional da África do Sul já é bastante rica. Mas é claro, isso se acentua ainda mais quando passamos a buscar compreender aquilo que cada detalhe tem como significado.

Além das litras horizontais na parte superior e inferior, nas cores vermelha e azul respectivamente, podemos ver na centralidade dessa bandeira uma simbologia similar a da letra Y de forma horizontal, onde estão as cores branca, verde, amarela e preta.

Aliás, cada cor utilizada tem um significado próprio e bastante interessante, sendo eles os seguintes:

  • Vermelho: Sangue derramado como sinônimo de luta;
  • Azul: Céu;
  • Branco: Raça branca;
  • Verde: Florestas;
  • Amarelo: Ouro, riqueza;
  • Preto: Raça negra.

Mas então, qual a razão do formato da letra Y que citamos anteriormente? Esse símbolo evidencia o ponto de ligação entre duas linhas opostas que podem seguir juntas, evidenciando o sentido do Apartheid, onde há a união entre as raças para uma melhor convivência social.

Dessa forma, há ideologias históricas associadas a bandeira, fazendo com que seja um símbolo nacional de grande identificação por parte do seu povo.

Origem da bandeira da África do Sul

O atual modelo da bandeira da África do Sul foi idealizado por F. Brownell, se instaurando oficialmente já em 27 de Abril de 1994, o que faz com que seja um modelo recente em comparação a outras tantas bandeiras de países.

Um fator curioso é que a bandeira que antecedeu a atual foi usada entre os anos de 1928 e 1994, trazendo em seu centro a bandeira de países europeus como a França e a Inglaterra, revelando uma forte associação nesse sentido.

Assim, a ideia com a nova bandeira foi a de dar uma maior relevância aos símbolos nacionais, criando um ideal de identificação própria e simbolizando que a África do Sul é hoje uma República independente.