Bandeira da França: Você conhece seus significados?
Um dos países mais visitados do mundo, a França é marcante não somente pelo turismo, mas também pela História e cultura, em grande parte simbolizadas pelos elementos representados em sua bandeira, importante símbolo nacional.
Sabendo disso e buscando te fazer entender melhor sobre, abaixo seguimos falando sobre a Bandeira da França, um modelo bastante conhecido mas que tem significados não tão conhecidos assim. Confira:
Símbolos da bandeira da França
Marcada pela presença de três listas dispostas proporcionalmente e na posição vertical, a bandeira da França se enquadra no grupo de bandeiras tricolores, ou seja, é marcada pela presença de somente três cores.
E é claro, cada uma delas foi escolhida por uma simbologia em específico, representando o seguinte:
- Azul: Paris;
- Branco: Realeza;
- Vermelho: Paris.
Talvez esses sentidos tenham te chamado atenção, e por isso vamos seguir te explicando um pouco melhor sobre eles. Paris não somente é a capital da França como é também a principal cidade responsável pela economia do país.
Isso porque atual o setor econômico francês tem uma forte relação com o turismo e por diversas vezes Paris já se consagrou como a cidade mais visitada do mundo, o que se deve a monumentos como a Torre Eiffel e espaços como o Museu do Louvre.
Mas é claro, essa força não pode ser sobreposta a realeza, então entre os dois tons usados para simbolizar Paris (azul e vermelho) há a cor branca nos remetendo ao Poder Real.
Outra curiosidade é que muitas pessoas entendem que as três cores citadas seriam uma referência aos três ideais que serviram como base para a Revolução francesa, sendo eles a Liberdade, Igualdade e a Fraternidade.
Origem da bandeira da França
A Bandeira que hoje é símbolo da França passou a ser formalmente utilizada a partir do ano de 1794, momento ao longo do qual o país passou por diversas mudanças por conta da Revolução francesa, que teve êxito em por fim ao absolutismo.
A partir disso, tanto aspectos políticos e sociais do país mudaram como também passaram a influenciar outros países do mundo, ganhando um grande destaque pelo movimento e os ideias que eram promovidos por ele.