Bandeira pan: O que significa?

Cada vez mais presente em itens amplamente comercializados, a Bandeira Pan tem se tornado também mais conhecida, dando visibilidade a um grupo de pessoas que por muito tempo não puderam contar com nenhum tipo de visibilidade.

Assim, para entender melhor sobre a arte e claro, as suas simbologias, siga conferindo logo abaixo:

Significado da Bandeira Pan:

A partir do significado da Bandeira Pan já é possível entender o grupo que se identifica com ela, visto que cores vistas como contrárias estão presentes em cada extremidade da bandeira.

Assim, podemos visualizar o rosa e o azul em lados opostos, pois são cores que normalmente estão associadas a meninas e meninos, respectivamente. Contudo, esse distanciamento entre as cores é realizado pela presença de uma listra amarela que representa a não binariedade.

Ou seja, a junção de seus elementos evidencia que entre os gêneros socialmente impostos, há uma ligação natural pela presença de uma atração por todos os grupos, sem que de fato haja essa diferenciação.

Origem da Bandeira Pan:

Existente desde 2010, a Bandeira Pan é um símbolo recente que surgiu a princípio em comunidades virtuais de pessoas que se identificam com a nomenclatura e já percebiam a falta de visibilidade dada a si.

A arte em si partiu da iniciativa de Jasper, um membro do Tumblr que já se identificava como pansexual e buscava divulgar a causa, entendendo inclusive as dificuldades de quem não conseguia se encontrar em estereótipos existentes.

Além disso, sua origem também está associada a intenção de demonstrar que pansexual não é mesmo que bissexual. Curiosamente, o único tom que difere as bandeiras é justamente o amarelo, que representa a não binariedade conforme citamos.

O que é ser Pan?

Ser pan representa ser alguém que se atrai diretamente pela essência da pessoa com que se relacionada, pesando para tantos diversos aspectos como a inteligência, personalidade e até mesmo a aparência física.

Contudo, o que não é considerado nesse contexto é o gênero da outra pessoa, pois isso nem mesmo chega a ser pesado por quem é pan. Além de se atrair e se relacionar com diferentes gêneros, quem é pan também não diferencia a sexualidade das pessoas, podendo construir relacionamentos como homossexuais, bissexuais, heterossexuais, dentre tantos outros.