Bandeiras da América do Sul: Saiba o símbolo de cada País

A América do Sul é um continente muito abrangente e nada melhor que entender melhor sobre que, de forma individual, conhecendo a bandeira de cada um dos países que pertencem a essa região.

Assim, confira abaixo as Bandeiras da América do Sul e também o que buscam representar através dessa que tende a ser um dos principais símbolos de cada local.

Brasil

Diante da oficialização do Brasil enquanto uma República, surgiu também a necessidade de criar uma bandeira que representasse os novos interesses nacionais, como a união entre os povos e a valorização das nossas próprias riquezas naturais.

Foi nesse sentido que a bandeira foi formalmente apresentada ainda em 1889. Desde então ela passou por determinadas modificações e o modelo visto hoje existe de fato desde 1992.

Argentina

Símbolo da Argentina desde 1816, a bandeira desse país busca representar a paz e a pureza por meio dos tons de branco e azul que são dispostos horizontalmente. Já em seu centro, posição de destaque, está o Sol de Maio, representando o Deus Inca do Sol.

Chile

Tendo passado por muitas modificações conforme a passagem do tempo, hoje a bandeira do Chile visa representar a fortificação nacional a partir da presença de elementos que remetem a características do próprio país.

Exemplo disso é o branco simbolizando a neve, o Azul do Oceano pacífico, o vermelho em homenagem a luta pela Independência e uma única estrela, demonstrando sua unificação.

Peru

Esse importante símbolo nacional peruano é datado de 1825 e desde então possui fortes representações. Comprovando isso, está em seu centro, local onde foi inserido o brasão nacional na companhia da folha de louro e de palmeira.

Colômbia

Conforme escrito por Sebastián Francisco de Miranda Rodríguez ainda em 1801, a bandeira da Colômbia dá destaque para o vermelho, azul e amarelo, cores que de acordo com o general venezuelano iram marcar a conquistar da Independência pelos países latinos.

Além da emancipação, tais tons também representam o sangue heróico dos combatentes, os mares e o ouro, respectivamente.

Uruguai

Oficialmente utilizada desde 1830, a bandeira do Uruguai é um símbolo bastante significativo para o país. Os elementos, por sua vez, representam grande parte da História do país, marcada pela incansável busca por liberdade dos colonizadores.

Assim como na bandeira argentina, também visualizamos o Sol de Maio que representa o Deus Inca do Sol mas também as Províncias Unidas do Rio da Prata.

Paraguai

Representando valores nacionais, vemos cores muito significativas na bandeira do Paraguai. Entre elas está o vermelho como símbolo da justiça, o branco representando o constante desejo pela paz e o azul que, por sua vez, evidencia a liberdade conquistada.

Sendo a única bandeira que conta com a presença de dois escudos em sua formação, percebemos a função no seu centro entre símbolos que evidenciam a República e unificação nacional.

Equador

Com as mesmas cores da Colômbia, o que diferencia as duas bandeiras é que o Equador conta com um escudo centralizado em seu modelo. Por sinal, ele simboliza justamente as riquezas nacionais e suas belezas.

Venezuela

Outra bandeira com a mesma distribuição de cores é a da Venezuela, mas dessa vez o que faz com que possamos destacá-lo de forma singular são as estrelas brancas em possível de destaque. 7 delas simbolizam as 7 províncias existentes até a Independência e a oitava homenageia Simon Bolívar.

Bolívia

Já a Bolívia mantém o amarelo e o vermelho em sua bandeira, mas no lugar do azul possui a cor verde. Adotada desde 1851, esse símbolo nacional simboliza as riquezas do país e também a união entre seus povos.

Guiana

Implementada oficial no mesmo dia em que o país conquistou sua Independência, a bandeira da Guiana é um importante símbolo de homenagem pelas lutas travadas pelos seus libertários. Assim, é marcada principal por retratar a ponta de um flecha, demonstrando resistência e ataque.

Suriname

Outra bandeira usada desde o primeiro momento do país enquanto nação independente foi o modelo acima, pertencente ao Suriname. Entre suas simbologias, esteve forte a intenção de remeter ao amor e esperança, sobretudo pela presença de verde e vermelho. Já a estrela simboliza união.

Guiana Francesa

Na bandeira da Guiana Francesa, por sua vez, o verde simboliza as riquezas naturais e o amarelo as riquezas minerais. Já ao centro, há destaque para uma estrela vermelha de 5 pontas, símbolo do sangue derramado ao longo de sua História.

Aruba

Reconhecida principalmente pelo seu mar, Aruba dá destaque para a cor azul em sua bandeira justamente por essa riqueza que acaba movimentando bastante a economia local por conta do turismo na região. Já a estrela de 4 pontas, representa o próprio território nacional.

Ilhas malvinas

Diante de uma forte relação com o Reino Unido, há muitas homenagens ao país na bandeira das Ilhas malvinas. Inclusive, alguns deles remetem ao próprio descobrimento do local, como a embarcação que chegou até a ilha.

Trindade e Tobago

País na região do Caribe, a bandeira de Trindade e Tobago conta basicamente com as cores vermelha, preta e branca. Elas representam, respectivamente, a generosidade, união e igualdade, ideais defendidos nacionalmente.

Curação

Por fim, citamos Curação. As duas estrelas em seu canto superior esquerdo remetem a duas ilhas: Curaçau e Pequena Curaçau. O azul representa o amor mas também a lealdade do povo, enquanto o amarelo simboliza o Sol, muito constante no local.