Bandeira da Paz: Símbolo universal da Paz e cultura

A paz é um ideal prezado por grande parte da humanidade, mesmo considerando os intensos conflitos pelos quais o mundo já passou e segue passando em sua História. Aliás, é justamente por isso que a ideia tem sido cada vez mais propagada.

Sinônimo disso é a Bandeira da paz, que leva a mensagem de pacificação por diversos lugares em meio ao seu significado. Assim, siga entendendo melhor sobre esse e outros detalhes logo abaixo, olha só:

Significado da Bandeira da Paz

Hoje universalizado, a Bandeira da paz é um símbolo propagado em diversos países diante da ideia de demonstrar o desejo geral de que ela seja conquistada de forma ampla, atingindo todos os locais diante de sua pluralidade.

Além disso, a bandeira que visa ainda contrariar a existência de guerras e revoltadas já travadas pelo mundo, possui também uma ligação com a valorização da cultura, entendendo esse como um meio de obtenção da paz.

Em sua aparência visual podemos evidenciar a presença de apenas duas cores: O vermelho e o branco. De modo geral, todo o seu design pode ser lido como algo simples, mas é claro que eles são muito significativos e não foram escolhidos por acaso.

Nesse sentido, o branco foi escolhido por ser a cor universal da paz, visto que um outro símbolo comum nesse caso é a bandeira inteiramente branca. Já a cor vermelha representa o sangue mas não como a morte e sim como a igualdade, pois independente de possíveis diferenças, temos o sangue como similaridade entre todos.

E é claro, vale a pena entender também os seus elementos que quando unidos formam a bandeira e também compõem a ideia que ela busca transmitir. Assim, o significado associado a eles são os seguintes:

  • Círculo: Religiosidade, demonstrando conexão entre todas as religiões;
  • Esferas internas: Cultura, espiritualidade e ciência.

Vale ainda ressaltar a presença do texto “Onde há paz, há cultura. Onde há cultura há paz”, passando uma mensagem bem direta sobre a importância de valorização da cultura como instrumento de alcance da paz.

Origem da Bandeira da Paz

Oficializada desde o ano de 1930, a Bandeira da paz foi organizada cuidadosamente a partir de uma adaptação feita pelo artista Nicholas Roerich, tendo ele contato ainda com a ajuda de diversos especialistas no assunto para sua formulação.

Sua origem está diretamente ligada ao Pacto Roerich, acordo feito entre 22 países americanos, Estados Bálticos e também a Índia para uso da bandeira em sinônimo da paz e proteção dos patrimônios culturais de cada país.

É ainda uma ideia que desde o início esteve ligada ao desejo de vencer as diferenças e alcançar aos mais diversos públicos, evidenciando o desejo de integração entre eles para que seja estabelecida a paz e também a igualdade.

Diante dos ideais propostos pela ideia, a Bandeira foi alvo de elogios por muitos téoricos renomados, a exemplo do físico Albert Einstein, que também defendia esses pontos com regularidade em suas teses e pronunciamentos.