Bandeira da Irlanda: Cores, significados e origem
No continente Europeu, está a Irlanda, um país que se destaca pelo constante desenvolvimento econômico, organização social e boas condições de vida, o que em grande parte tem chamado a atenção do mundo por conta do intenso processo imigratório para o local.
Mas acredite, há muitos detalhes para se conhecer sobre e, nesse sentido, nada melhor que começar entendendo melhor sobre o principal símbolo do país: A Bandeira da Irlanda! Logo abaixo, vamos conferir mais sobre:
Símbolos da bandeira da Irlanda
Também conhecida como bandeira tricolor, um detalhe que chama bastante atenção nesse importante símbolo irlandês é a sua sobriedade, uma vez que não há brasões ou outros grandes detalhes, focando de forma mais específica na representação vertical de três principais cores
Nesse sentido, são elas o Verde, Branco e Laranja. E é claro, como é de se imaginar, elas não foram usadas por acaso e contam com interessantes representações. Veja quais são elas:
- Verde: Nacionalismo;
- Branco: Paz;
- Laranja: Protestantes.
Outro detalhe que podemos evidenciar é a similaridade da bandeira, no que diz respeito ao seu formato e não aos tons, com relação a outros países europeus como a França e a Itália, que serviu como fonte de inspiração para que fosse formada de tal maneira.
Origem da bandeira da Irlanda
O destaque da bandeira da Irlanda passou a ser percebido ainda no ano de 1922, momento onde era considerada como a Bandeira do Estado livre irlandês. Mas realmente oficializada como símbolo nacional, foi apenas 15 anos mais tarde, já em 1937.
Atualmente, esse símbolo naciona representa dois grupos que estiveram fazendo parte da formação do país, representando portanto pelo verde e laranja, tons igualmente fortes e significativos, mas distintos.
Dessa forma, o branco entre as cores representa a paz que foi selada em prol da unidade nacional, simbolizando uma boa relação entre todos e buscando criar uma representação que, de fato, inclua seu povo e sua História.