Bandeira dos Estados do Brasil
Cada estado possui sua bandeira como forma de representação dos seus ideias, podendo ainda conter homenagens históricas. Abaixo, conheça a bandeira dos Estados do Brasil e o significado ligado a cada uma delas:
Acre (AC)
As cores da bandeira do Acre possuem uma importante simbologia. Nesse sentido, o verde nos remete a esperança, o amarelo a paz e a estrela vermelha ao sangue presente no processo de inclusão do território como parte do Brasil.
Alagoas (AL)
Marcada por um belo brasão na centralidade de sua bandeira, esse ícone alagoano representa as cidades do estado. As cores, por sua vez, foram escolhidas como uma maneira de ligação com os ideais presente na Revolução Francesa.
Amapá (AP)
Já na bandeira do Amapá, o verde representa a biodiversidade, o azul a presença do rios e o amarelo as riquezas minerais. Já o branco, presente de forma mais delicada, simboliza a paz desejada para a região.
Amazonas (AM)
As faixas brancas compõem grande parte da bandeira do Amazonas e representam esperança em meio ao vermelho, símbolo das dificuldades que precisaram ser superadas. Já as estrelas, servem como uma homenagem aos seus municípios.
Bahia (BA)
O formato da bandeira da Bahia foi inspirado na dos Estados Unidos, sobretudo por conta das cores apresentadas. Além disso, o triângulo foi inserido como uma homenagem a Inconfidência mineira.
Ceará (CE)
Em grande parte a bandeira do Ceará simboliza as abundâncias naturais presentes no estado, retratando matas e também as riquezas minerais por conta do verde e amarelo, respectivamente.
Distrito Federal (DF)
O Distrito Federal não é exatamente um estado, mas é tão importante quanto. Assim, seu ícone simboliza a união entre a paz e a fidelidade como ideais necessários para o desenvolvimento geral.
Espírito Santo (ES)
A ligação da bandeira do Espírito Santo foi feita com o manto de Nossa Senhora da Vitória, santa católica que é tida como a padroeira de Vitória, capital do estado.
Goiás (GO)
Assim como ocorre em outras bandeiras nacionais, o verde simboliza a presença das matas e o amarelo, as riquezas naturais. Isso reforça a ligação e relevância dos bens naturais para o estado.
Maranhão (MA)
A ideia por trás da bandeira do Maranhão é a de integração entre os povos que fizeram parte da sua formação e desenvolvimento, sendo eles os indígenas, negros e brancos.
Mato Grosso (MT)
Oficializada ainda em 1890, a bandeira do Mato Grosso possui as mesmas cores da bandeira nacional, demonstrando integração e também tendo o sentido de pertencimento à nação de modo geral.
Mato Grosso do Sul (MS)
Na bandeira do Mato Grosso do Sul, o verde simboliza as matas, o branco a paz e azul, o céu. De forma ainda mais simbólica, a estrela amarela aparece fazendo menção a riqueza fruto do trabalho.
Minas Gerais (MG)
Palco da Inconfidência mineira, a bandeira de Minas Gerais é uma homenagem a esse momento histórico, evidenciando a expressão em latim LIBERTAS QUAE SERA TAMEN, que significa Liberdade ainda que tardia.
Pará (PA)
A bandeira do Pará, por sua vez, tem sua linha branca associada ao Rio Amazonas, enquanto o vermelho representa o sangue a partir do sentido de esforços e lutas. Já a estrela solitária foi escolhida por ter sido o Pará o último estado a alcançar a independência de Portugal.
Paraíba (PB)
A bandeira da Paraíba foi em grande parte pensada a partir da figura de João Pessoa, sendo o preto o luto por ele e o vermelho, o sangue derramado. Já o nego, representa a negação do estado a aceitar ordens vindas de outros locais.
Paraná (PR)
Já o Paraná apresenta tons mais claros em sua bandeira, simbolizando por meio dela a paz e a harmonia. Oficialmente, ela existe desde 1892.
Pernambuco (PE)
A união dos pernambucanos é simbolizada pela bandeira do estado, que também presta homenagem às suas riquezas naturais, além da fé e da força a partir da presença da cruz e do Sol, respectivamente.
Piauí (PI)
O verde da bandeira do Piauí simboliza tanto a esperança quanto a natureza, assim como o azul simboliza o céu e a estrela, remete ao próprio estado do Piauí na bandeira nacional.
Rio de Janeiro (RJ)
Originalmente, a bandeira do Rio de Janeiro foi uma forte representação da monarquia, ainda hoje remetendo a esse período histórico de domínio dos portugueses em terras brasileiras.
Rio Grande do Norte (RN)
O Rio Grande do Norte, por sua vez, traz a representação de ícones regionais, a exemplo da jangada presente na centralidade de sua bandeira.
Rio Grande do Sul (RS)
O verde é símbolo dos pampas, o vermelho da garra e o amarelo das riquezas gaúchos, assim a bandeira do Rio Grande do Sul é formada a partir da seleção desses tons.
Rondônia (RO)
Oficializada em 1981, a bandeira de Rondônia busca passar a ideia de pertencimento do estado ao Brasil. Isso ocorre através do uso das mesmas cores da bandeira nacional.
Roraima (RR)
Outra bandeira que utiliza das mesmas cores da bandeira nacional é a do estado de Roraima, que possui como diferencial uma faixa vermelha como símbolo da Linha do Equador.
Santa Catarina (SC)
Já o destaque da bandeira de Santa Catarina é dado por conta da presença da águia, ave que simboliza a liberdade e também faz menção a atividades comuns no estado, como a atividade portuária.
São Paulo (SP)
A união das diferentes raças foi algo privilegiado na construção de imagem da bandeira de São Paulo, que também traz a figura do mapa do Brasil como forma de integralização com a nação.
Sergipe (SE)
O fato curioso da bandeira de Sergipe se dá por conta da presença de 5 estrelas. O interessante é que cada uma delas representa uma foz ligada ao Rio São Francisco, sendo elas Piauí, Real, Sergipe, Vaza Barris e Japaratuba.
Tocantins (TO)
O Tocantins tem na sua bandeira a representação dos rios, da paz e do ouro. Já o Sol, tem o sentido de que para todos os cidadãos, o Sol nasce da mesma maneira.