Bandeira do Amapá: Entenda sua simbologia

O Amapá é um estado pertencente a região Norte do Brasil, tendo sido território parte do Pará até o ano de 1943. Palco de diversos eventos históricos epideminas e Guerras, a exemplo da Cabanagem, a região nos apresenta a informações muitos ricas.

Assim, muito disso podemos perceber na própria Bandeira do Amapá, um elemento de representatividade e identificação muito importante. Abaixo, entenda melhor sobre ela e os seus significados:

Símbolos da bandeira do Amapá

Tendo sofrido alterações desde sua primeira versão, a imagem acima corresponde a atual bandeira do Amapá, onde podemos visualizar detalhes como uma figura no cantor esquerdo que faz menção à Fortaleza de São José, local que fez parte da História do estado e se localiza na capital do mesmo, Macapá.

Além disso, algo que chama muita atenção são as suas cores que apresentam certa similaridade com os tons presentes na bandeira do Brasil, onde também estão o azul, verde, amarelo e branco, não havendo apenas a cor preta.

É claro que cada uma dessas cores possuem sua própria simbologia. Assim, vemos que o azul representa o céu e o verde a floresta local, tendo em vista que as riquezas naturais são ainda hoje bem preservadas na região.

Já o amarelo faz menção à outras riquezas, aquelas ligadas ao minério, e o branco a paz, tendo em vista a ideia de passar segurança a população local. Por fim, visualizamos linhas pretas, que homenageiam aos antepassados da região.

Origem da bandeira do Amapá

A versão atual da bandeira do Amapá existe oficialmente desde 23 de Abril de 1984, valendo a pena frisar que o Estado passou a se tornar oficial apenas em 1988, sendo curioso que mesmo antes de ser Estado já tinha uma bandeira.

Assim, a representação surgiu a partir da iniciativa do então governador Annibal Barcellos, que desejava criar uma ideia de pertencimento ao povo. Logo depois, Jorge Nova da Costa assumiu o governo, fazendo alterações na imagem.

Contudo, ela voltou a ser a mesma já em 1991 quando Annibal Barcellos revogou a decisão anterior, fazendo com que até hoje seja mantida a versão proposta por ele.