Bandeira da Sérvia e sua História

Pequeno país localizado no continente europeu, a Sérvia é bastante singular, ainda que não seja tão conhecida, bem como elementos comuns à sua cultura e costumes. Ainda assim, há símbolos inegavelmente fortes como a sua bandeira.

Então, aproveite para conhecer a Bandeira da Sérvia logo abaixo, onde também organizamos as principais informações sobre o modelo, incluindo elementos que fazem parte da sua História. Confira:

Qual é o significado da bandeira da  Sérvia?

A bandeira da Sérvia é considerada tricolor, uma vez que existem três em sua formação, fazendo com que ganhem um grande destaque a partir de faixas horizontais dispostas em uma mesma proporção.

E é claro, além da questão estética todas as cores possuem uma simbologia específica que dialoga com a identidade nacional. Nesse sentido, os significados são, respectivamente, os seguintes:

  • Vermelho: Sangue derramado pelo povo em prol da nação;
  • Azul: Liberdade conquistada;
  • Branco: Leite materno, símbolo da construção das próximas gerações.

Além disso, na parte esquerda da bandeira vemos o brasão da Sérvia, destacado justamente do lado onde temos o coração para que possa simbolizar a força nacional que pulsa pelo seu povo e ideais seguidos por ele.

Na aparência do brasão, vemos uma águia com duas cabeças olhando em direções diferentes. Dessa maneira, um lado é voltado para o céu e o outro para a Terra, simbolizando a ligação que existe entre a religiosidade e o que vivemos.

Como surgiu a bandeira da Sérvia?

A bandeira da Sérvia foi oficializada já no ano de 2006, quando passou a representar o país internacionalmente, a exemplo de competições das quais participa. Mas a sua instauração também esteve associada a um importante momento histórico.

Isso porque o uso da bandeira passou a simbolizar o momento no qual o território da Sérvia conseguiu se separar de Montenegro, um avanço importante para a trajetória política do país, que desde então conseguiu se desenvolver melhor territorialmente.