Bandeira da Nova Zelândia

Localizada no continente Oceânia, a Nova Zelândia é considerada um dos melhores países para viver em todo o mundo. Mas além disso, há outras curiosidades que podemos conhecer sobre. Nesse sentido, nada melhor que citar o seu maior símbolo, a Bandeira da Nova Zelândia. Entenda:

Símbolos da bandeira da Nova Zelândia

Marcada principalmente pela cor azul, todos os tons utilizados na bandeira da Nova Zelândia possuem um sentido específico associado a formação do conceito de uma unidade nacional, buscando criar identificação com sua população.

Nesse sentido, partindo intuito de significado das cores, podemos evidenciar os seguintes sentidos:

  • Azul: Céu e mar;
  • Vermelho: Força;
  • Branco: Paz.

Além disso, há a presença de símbolos que também podemos analisar melhor. O que mais chama atenção nesse sentido é a presença de estrelas, presentes como forma de remeter a Constelação Cruzeiro do Sul, que marca a localização do país diante do Oceano Pacífico.

Outro detalhe é que essa bandeira nos remete muito a bandeira da Inglaterra. Não por acaso, essa é uma forma de mencionar a ligação com os britânicos, que ao longo de anos colonizaram o local.

Origem da bandeira da Nova Zelândia

Entre os países que mais tiveram mudanças em sua bandeira, certamente está a Nova Zelândia, que ao longo dos anos já passou por ao menos 4 modelos, sem contar tentativas de mudanças que acabaram não sendo oficializadas.

O modelo atual data do ano de 1902. Curiosamente, na época o país ainda não era independente, o que aconteceu apenas em 1931, e ainda assim o símbolo nacional não passou por modificações.

Mais recentemente, em 2015, houve uma iniciativa governamental para mudar a bandeira, se abrindo para possibilidades que partiram de diversas pessoas como sugestão. No entanto, foi mantido o modelo antigo.