Bandeira de Roraima: Conheça seus símbolos e Significados
Entre os estados da região Norte do Brasil, está Roraima, um local repleto de cultura e com uma interessante História, o que é bem evidenciado por meio da sua bandeira, símbolo maior do local. Assim, logo abaixo confira e entenda melhor sobre a Bandeira de Roraima:
Símbolos da bandeira de Roraima
Com cores que se assemelham a bandeira nacional, como o Amarelo, Verde, Azul e Branco, a bandeira de Roraima não consegue passar despercebida, mas além de chamar sua atenção, a sua aparência é repleta de simbolismos.
Isso porque, assim como ocorre com grande partes das bandeiras, cada um de seus detalhes foram cuidadosamente escolhidos para que se tornasse possível fazer menção a elementos próprios do local e sua História.
Esse fator é muito importante, já que a bandeira representa o local para o mundo e deve ser também um objeto de identificação para o próprio povo, que deve se enxergar como parte pertencente das representações propostas.
Nesse sentido, podemos começar evidenciando seus tons, aspectos que logo em primeiro momento já ganha destaque na análise da bandeira. Sobre eles, representam, respectivamente:
- Azul: Céu
- Branco: Paz
- Verde: Matas e cerrados
- Amarelo: Riqueza de minérios
- Vermelho: Linha do Equador
Além disso, a disposição de elementos também é algo que merece ser compreendido, começando pela estrela que ocupa posição central na estrela. Ela foi escolhida por ser a representação de Roraima na Bandeira do Brasil onde, na parte azul, são homenageados todos os estados do país.
Outro ponto de destaque é a linha vermelha que, como citamos, faz referência a Linha do Equador. Isso porque esse traçado imaginário passa pelo território de Roraima, sendo algo muito simbólico.
Origem da bandeira de Roraima
A Bandeira de Roraima foi criada por conta da implementação da Lei estadual nº 133, datada de 14 de Junho de 1996, tendo a ideia de representar o estado para além dos seus limites geográficos, sendo um símbolo próprio mas de ampla divulgação.
A ideia foi colocada em prática por Mário Barreto, que a projetou a partir do entendimento daquilo que marcava o estado e seu povo, devendo assim ser representado como forma de reconhecimento da importância dos elementos citados.