Bandeira de Cuba: História e significado

Em meio a ideais que fogem daqueles seguidos em grande parte do mundo hoje, e contando com uma História que realmente nos chama atenção, além de mantê-la viva em detalhes como sua própria arquitetura, Cuba é um país realmente único!

E como tal, é claro que fez questão de construir seus próprios símbolos, como é o caso da Bandeira de Cuba. Logo abaixo, seguimos trazendo maiores detalhes sobre ela para que nada fuja do seu entendimento, olha só:

Qual é o significado da Bandeira de Cuba?

A Bandeira de Cuba é marcada por ser tricolor, ou seja, possui três cores, sendo elas o Azul, presente em faixas horizontais; O Branco, presente nessas mesmas faixas e na sua estrela; E por fim o vermelho, cor do seu triângulo lateral.

E é claro, cada uma dessas cores possui um significado que justifica sua presença, sendo eles os seguintes:

  • Branco: Pureza;
  • Azul: Ideais de emancipação nacional.
  • Vermelho: Sangue derramado pelos cubanos em busca de sua independência.

Um outro detalhe é que o triângulo, considerando suas três pontas, foi utilizado na bandeira para simbolizar a liberdade, igualdade e fraternidade, sendo esses pilares que movimentaram a construção de um conceito de nacionalidade para o país.

Já a estrela presente dentro do triângulo representa a solidariedade do seu povo, a união e o desejo de ajudar, o que forma um povo bastante próximo.

Origem da bandeira

Desde o ano de 1902 a bandeira de Cuba foi oficializada como símbolo nacional. No entanto, a primeira vez do seu hasteamento de acordo com os registros foi ainda no ano de 1950, quando um grupo rebelde, que contrariava a colonização espanhola, buscou se impor diante das práticas europeias no território cubano.

Após se tornarem oficialmente independentes, ela foi então usada como forma de expressar a vitória do povo, bem como a constituição de um novo modelo a ser seguido pelo país.

Qual a diferença entre a bandeira de Cuba e Porto Rico?

Uma dúvida bastante frequente é quanto a similaridade entre as bandeiras de Cuba e Porto Rico, que realmente possuem uma aparência bem parecida, além de terem as mesmas três cores em sua formação.

No entanto, a diferença entre elas fica por conta da distribuição das cores, visto que no modelo de Porto Rico as faixas horizontais são vermelhas e brancas, enquanto o triângulo é azul.