Bandeira da Bahia: Significado, criação e mudanças

Maior estado da região Nordeste do Brasil e também o primeiro local a ter contato com os portugueses, a Bahia é um estado grande não somente em tamanho, mas também em pluralidade cultural, o que chama atenção de muitos visitantes.

Mas um outro detalhe interessante está justamente na Bandeira da Bahia, maior símbolo do estado e que nos apresenta a diversos detalhes associados aos seus ideais. Logo abaixo, seguimos explicando melhor sobre, olha só:

Qual é o significado da bandeira da Bahia?

A Bandeira da Bahia é caracterizada como uma bandeira tricolor, ou seja, tem três tons em destaque, sendo eles o Branco, Vermelho e também o azul. Cada um deles conta com seu significado próprio, não tendo sido escolhidos por acaso, mas sim para representar determinados ideais.

Sendo assim, os significados encontrados para suas cores são as seguintes:

  • Branco: Paz;
  • Vermelho: Força;
  • Azul: Liberdade.

Um detalhe interessante é que o uso dessas cores remetem ainda as bandeiras dos Estados Unidos e da França, considerando que o primeiro havia se tornado independente recentemente a essa altura, e a França já era exemplo quanto aos seus ideais libertários.

Não em razão do acaso, as mesmas cores já haviam sido utilizadas anteriormente pelos baianos na Revolta dos Búzios, movimento que visava a libertação dos escravizados e a instauração de um governo que tivesse como base a igualdade.

O Branco e o Vermelho, por sua vez, são dispostos em faixas horizontais de mesma proporção, enquanto o Azul é um molde triangular que remete também a Inconfidência mineira, como uma homenagem ao movimento anteriormente seguido.

Quem criou a bandeira da Bahia?

A bandeira da Bahia é de autoria do baiano Diocleciano Ramos, um médico republicado que foi bastante ativo na defesa pelos ideais seguidos pelos seus conterrâneos até então, que estão amplamente associados a igualdade.

Sua criação data do ano de 1889, mais de 6 décadas após a oficialização da Independência da Bahia, que ocorreu em 1823, um ano após o Brasil ter sido considerado independente, uma vez que mesmo depois disso ainda ocorriam embates internos no país.

Mudanças que já aconteceram

Assim como já aconteceu com diversos estados brasileiros e até mesmo países, a bandeira da Bahia acabou passando por mudanças ao longo do tempo, acompanhando tendências e significados que se desejava passar.

A princípio, era usada a Bandeira da República, que também contava com as cores azul, vermelho e branco, mas com uma disposição diferente que inclua faixas verticais azuis e brancas, além de um símbolo centralizado em vermelho.

Após isso, a bandeira chegou a ser apenas azul e branca e também somente vermelha e branca, até que pudesse chegar a sua versão mais atual conforme já mostramos e explicando.