Bandeira da Inglaterra: Conheça sua História e significado
A Inglaterra é um dos principais países europeus e ganhou destaque há séculos atrás, quando passou a ser um dos principais colonizadores, desbravando regiões como a que hoje está os Estados Unidos, por exemplo.
Mas é claro, há muito mais para que possamos entender sobre e nesse sentido, uma forma interessante é analisando a própria Bandeira da Inglaterra, símbolo nacional que nos revela diversas informações sobre o país. Siga conferindo:
Símbolos da bandeira da Inglaterra
Um dos primeiros pontos que analisamos para a interpretação de uma bandeira são as cores que ela possui e no caso da Inglaterra essa não é uma tarefa tão complicada, pois há somente duas cores presentes no símbolo.
Elas são o branco e o vermelho, cores que não foram escolhidas ocasionalmente e revelam significados específicos de acordo com os ideias nacionais. Assim, seus sentidos representados são os seguintes:
- Branco: Pureza;
- Vermelho: Coragem.
Além disso, podemos visualizar que no fundo branco a cor vermelha forma uma cruz, tendo ela ligação com a Cruz de São Jorge, santo católico que desde o século XIV passou a ser oficialmente o patrono do país.
Por sinal, falando em ideais religiosos, a pureza do branco está também associada a pureza do próprio catolicismo, enquanto a coragem da cor vermelha remete ao sacrifício. Assim, há de fato uma grande relação religiosa por parte da bandeira em questão.
Origem da bandeira da Inglaterra
Para falar da origem da bandeira da Inglaterra, é preciso pensar sobre as Cruzadas, importante momento histórico do país onde os combatentes ingleses faziam uso dessa bandeira para que pudessem ser diferenciados dos franceses.
O uso da bandeira em questão partiu de uma ordem feita pelo então Rei Eduardo II, fazendo com que a partir de então o modelo passasse a ganhar uma grande popularidade, com destaque para o século XVI onde era utilizada nos navios mercantes.
Assim, mais recentemente podemos ver esse símbolo identificando a Inglaterra em diversos contextos, inclusive em eventos esportivos.