Bandeira do Chile: Conheça seus Símbolos e significados
Principal símbolo nacional chileno, a bandeira do país é ainda repleta de sentidos que expressam sua cultura e História, bem como a representação do seu povo de forma singular. Assim, siga entendendo melhor sobre os significados que ela possui, olha só:
Símbolos da bandeira do Chile
Marcada por ser uma bandeira tricolor, a bandeira do Chile é formada pela utilização de apenas três cores, sendo elas o Branco, Azul e Vermelho. Curiosamente, ela é capaz de nos remeter a estados brasileiros como Amazonas e Bahia pela escolha de tonalidades em sua apresentação.
Mas é claro, muito além de possíveis associações, as cores foram escolhidas de acordo com importantes significados representados por cada uma delas. Confira logo abaixo:
- Branco: Neve presente na Cordilheira dos Andes;
- Azul: Céu e Oceano Pacífico;
- Vermelho: Sangue dos chilenos que lutaram pela independência do país.
Além das cores, as próprias figuras escolhidas também nos remetem a significados específicos. Exemplo disso é a estrela branca presente na lateral superior esquerda, o que contribui para que esse símbolo nacional seja também conhecido como Estrela solitária.
A intenção de sua presença é remeter a união entre os povos presentes no país, demonstrando um sistema político unificado a partir de uma sociedade que parte de alinhamentos em comum pelo bem geral.
Para alguns, a estrela ainda remete a Virgem do Carmo, Santa considerada a padroeira do Chile.
Origem da bandeira do Chile
Tendo sua origem associada oficialmente a 1818, data em que o modelo foi apresentado durante a cerimônia de celebração da Independência, a bandeira do Chile está em grande parte associado a desvinculação dos colonizadores.
Por sinal, a primeira bandeira, formada por branco, azul e amarelo, surgiu justamente no momento em que ocorria a guerra contra a Espanha, evidenciando o nascimento de pertencimento próprio entre os chilenos.
Aliás, para além da teoria, essa também é uma data muito importante na prática. Sinal disso é que há até mesmo a estipulação de um dia nacional da bandeira, celebração que ocorre anualmente em 9 de Julho.