Bandeira da Áustria e Surgimento do país
Localizada na parte central do continente europeu, a Áustria estabelece fronteira com países como a Alemanha, Itália e Suiça, apresentando algumas singularidades com essas regiões, mas também tendo tratado de criar a sua própria identidade.
Para que se tenha uma noção mais ampla sobre, ao longo desse post nos dedicamos em falar acerca da Bandeira da Áustria, seus símbolos, significados e também contexto histórico. Siga conferindo:
Qual é o significado da bandeira da Áustria?
Há um foco em especial para a presença de duas cores dispostas em faixas horizontais na bandeira da Áustria, sendo elas o branco, inserido no meio, e o vermelho, utilizado tanto na parte superior quanto na inferior.
Conforme acontece em outros casos, essas cores não são aleatórias e possuem significados específicos que dialogam com os ideais nacionais e sua trajetória, sendo eles os seguintes:
- Vermelho: Força e heroísmo;
- Branco: Honestidade.
Um detalhe interessante é que essas cores eram presentes nos uniformes dos cavaleiros durante as Cruzadas medievais, que tinham as peças de roupa originalmente brancas, mas logo voltavam com elas manchadas de vermelho em razão do sangue. Sendo assim, a bandeira também os homenageia.
Já ao centro da bandeira, podemos observar a presença do brasão da Áustria onde a águia é utilizada como símbolo de soberania, sendo o elemento de maior destaque no item. No entanto, os demais são igualmente importantes, sendo eles os seguintes:
- Foice: Agricultura;
- Martelo: Indústria;
- Coroa: Classe média do país;
- Correntes: Libertação.
Quantos anos tem a Áustria?
Apesar de já possuir uma bandeira repleta de significados tão fortes e imponentes, a Áustria é um país relativamente novo. Inicialmente, em 1867, houve a formação do império austro-húngaro, que chegou ao fim somente em 1918, juntamente com a finalização da Primeira Guerra Mundial.
Entre 1938 e 1945, houve a junção do território austríaco com a Alemanha, e então o país se tornou oficialmente independente somente no ano de 1945, mais especificamente na data de 27 de Abril.