Bandeira da Bélgica: O que Cada detalhe Significa?

Localizada na Europa e bem próxima de outros países bem conhecidos como a França, a Bélgica é uma nação famosa por detalhes pela sua gastronomia, que trouxe para o mundo receitas como a batata frita, que hoje faz sucesso em diversos locais.

Mas muito além disso, seus ideais e História são aspectos que também merecem destaque. Assim, para que possamos falar deles, abaixo te falamos sobre a   e maiores detalhes acerca da mesma, olha só:

Qual é o significado da bandeira da Bélgica?

A bandeira da Bélgica é formada pela presença de três faixas verticais de mesma proporção, considerando que cada uma delas possui uma cor: Preto, amarelo e vermelho, respectivamente, da esquerda para a direita.

Cada uma dessas cores simbolizam ideias específicas que contribuem para a simbologia da bandeira, sendo elas as seguintes:

  • Preto: Referência ao brasão belga;
  • Amarelo: Leões, animais símbolos do país;
  • Vermelho: Lutas da população.

Um detalhe interessante é que esse design foi baseado na bandeira francesa, que não por acaso também conta com três faixas verticais em sua bandeira, mudando somente as cores que, nesse caso, são azul, vermelho e branco.

Origem da bandeira

Após a Bélgica se tornar independente dos Países Baixos, o que ocorreu no ano de 1930, surgiu a necessidade de estabelecer uma maior ideia de nacionalidade para unir o seu povo diante de ideais em comum.

Com isso, a bandeira nacional foi oficialmente instituída no ano de 1931, mais especificamente em 23 de Janeiro. Desde então, o modelo vem sido amplamente utilizado para caracterizar o país, inclusive em competições internacionais como as Olimpíadas.

O que representa a Bélgica?

Existem muitos elementos marcantes quando falamos da Bélgica, e nesse sentido podemos dar um destaque especial para suas produções artísticas, visto que o país é marcado pela valorização das mesmas, o que pode ser percebido até mesmo em ruas como as da cidade de Bruxelas.

Outro ponto que não pode deixar de ser mencionado a culinária, sendo bem provável que você já tenha se encantado ou ao menos ouvido elogios acerca do chocolate belga. Além disso, chama atenção as cervejas, batatas fritas e waffles no país.