Bandeira da Argentina: Saiba tudo sobre ela
Um dos destinos preferidos dos brasileiros é a Argetina, país que para alguns é um paraíso de compras e para outros, revela uma ótima oportunidade de estar em contato com a natureza diante de paisagens diferentes, incluindo a neve.
Entre tantas características singulares, nesse post vamos te falar sobre a Bandeira da Argentina, símbolo maior do país que reflete muito sobre ele, olha só:
Símbolos da bandeira da Argentina
Há apenas três tons presentes na bandeira da Argentina, mas assim como ocorre em outros casos eles não foram escolhidos por acaso e para cada um deles há a presença de um sentido particular que dialoga com a História do país.
Assim, ainda que hajam outras interpretações, a mais considerada entende o seguindo sentido para suas cores:
- Azul: Céu argentino;
- Branco: Nuvens;
- Amarelo: Sol.
Na prática, toda a bandeira está associada ao céu e diz respeito a ideia de ascensão, possibilidade de clarear os ideais nacionais e assim, conseguir enxergar o futuro na figura do próprio céu que é por si só muito inspirador.
Além disso, na região central da bandeira está o Sol de Maio, utilizado em sua aparência para que pudesse simbolizar o deus inca do Sol, uma homenagem simbólica que também está associada a riquezas e prosperidade.
Origem da bandeira da Argentina
A aparência da bandeira da Argentina foi um projeto de responsabilidade do general Manuel Belgrano, que o formulou ainda no ano de 1812 quando o país buscava se tornar independente da Espanha, fazendo surgir a necessidade da criação de uma identidade própria para a nação.
No mesmo ano, no dia 23 de Agosto, a bandeira foi oficialmente hasteada pela primeira vez, simbolizando a luta dos combatentes argentinos pela Independência, momento muito marcante para a trajetória do país.
Mas desde então, a bandeira já passou por algumas modificações, sendo sinal disso o próprio Sol de Maio presente em seu centro que passou a ser utilizado somente no ano de 1818, tendo sido idealizado pelo peruano Juan de Dios Rivera.
Um detalhe interessante é que quando passou a ser utilizada, os soldados argentinos juravam lealdade a bandeira sempre antes de irem para as batalhas, se tornando inclusive um objeto que trazia mais força para as equipes.