Bandeira da Tunísia: Qual é o significado?
Localizada na região Setentrional do continente africano, a Tunísia é um país de contingente populacional expressivo, contando com mais de 10 milhões de habitantes que compartilham de diversos aspectos culturais bastante singulares.
Além da cultura que se conecta com a formação nacional, há ainda outros elementos que reafirmam esse ideal, a exemplo da Bandeira da Tunísia. Logo abaixo, confira não somente o modelo, como todas as principais informações sobre ele:
Qual é o significado da bandeira da Tunísia?
Entre os mais símbolos dessa nação, a bandeira da Tunísia não está entre as mais ricas de detalhes, mas aqueles que a compõem são responsáveis por transmitir significados importantes, que se conectam com o povo e contexto histórico vivido.
Dessa maneira, começando pela análise de suas cores, vemos que a bandeira é formada quase inteiramente por um tom de vermelho bastante vivo, contando ainda com a presença da cor branca ao centro. Sobre as cores, elas representam, respectivamente:
- Vermelho: Sangue dos heróis nacionais;
- Branco: Desejo pela paz.
Além disso, as cores também estão diretamente associadas com a religião islâmica, visto que o vermelho está entre as principais cores do islã, simbolizando a força que a religião possui ao longo desse território.
Quanto aos símbolos presentes no centro da bandeira, o que inclui uma meia-lua e uma estrela formada por cinco pontas, podemos ressaltar que a estrela representa os cinco pilares islâmicos, norteadores dos seus seguidores.
A meia-lua, por sua vez, simboliza a renovação, buscando criar novos ideais para a nação, ainda que eles não sejam distanciados da fé, mantendo essa como uma importante e constante base.
Origem da bandeira
A bandeira da Tunísia já passou por diversas mudanças ao longo do tempo, mas curiosamente a presença dos seus principais símbolos já eram vistas entre as primeiras versões, uma vez que a meia-lua e a estrela foram elementos utilizados desde o século XIII.
No entanto, foi somente no século XIX, mais especificamente no ano de 1835, que a bandeira se tornou um símbolo formal do país, sendo utilizada para representar o patriotismo e também remeter ao país em eventos internacionais.
Que país colonizou a Tunísia?
Em muitos casos os elementos da bandeira de país que já foram colônias trazem elementos da nação que o colonizou, mas esse não é exatamente o caso da Tunísia, visto que o país foi colonizado pela França e em conexão com a bandeira francesa tem somente as cores, ainda que não conte com o azul.
Um detalhe interessante é que a Tunísia se tornou independente somente no ano de 1956, mas ainda assim foi mantida a versão da bandeira utilizada desde 1835, uma vez que já havia identificação com a mesma.